Star Citizen – Atualização 3.0 e futuro do game para 2017

Star Citizen – Atualização 3.0 e futuro do game para 2017

1 views
0

 


Star Citizen 3.0 foi apresentado em 2016 durante o evento da GamesCom com Chris Roberts mostrando planetas procedurais, reentrada na sua atmosfera, missões, conversar com NPCs, carregar sua nave, além de nos apresentar também os veículos terrestres. Hype plantado, vejo vocês na CitizenCon.

Galera esperou ansiosíssima pelo evento, acreditando que Robertinho iria trazer um conteúdo tão impactante quanto o evento passado, mas no fim, apresentou um gameplay curto de 30 minutos mostrando novos ambientes, clima extremo, novo sistema de missões, entre outras coisas interessantes. A CitizenCon de 2016 foi um evento muito mais técnico do que prático, sendo liberado toda a agenda de atualizações para o ano de 2017, onde aparentemente teríamos a tão aguardada atualização 3.0 já para dezembro.

No fim, nada disso aconteceu e ficamos a ver navios. O primeiro trimestre de 2017 já tinha passado e apesar de termos ganho Star Marine depois de mais de 2 anos de espera, ainda sim não era o que gostaríamos de ver.

Foi então que a CIG, no dia 14 de abril de 2017 finalmente liberou a possível data da atualização 3.0 e tudo o que teríamos nela. Pessoal praticamente entrou em surto psicótico com a notícia, mas ao ler ela por completo, muitos não ficaram felizes com o que foi anunciado, justamente por ser bem diferente do apresentado ano passado. Mas ainda sim é a nossa tão querida e aguardada 3.0.

Bom, antes de contar o que todos querem ouvir, a CIG comenta algumas coisas bem interessantes sobre sua agenda de atualizações. A primeira é que o foco da empresa sempre foi e sempre será qualidade em primeiro lugar. Por serem uma empresa indie e querer entregar o melhor conteúdo possível para seus colaboradores, eles se dão o direito de estender qualquer um dos prazos caso julguem necessário melhorar, refazer ou repensar qualquer um dos recursos do game.

Também falam que a data de lançamento para a 3.0 é apenas uma ESTIMATIVA, ou seja, depois de mais de 3 anos de desenvolvimento do projeto, eles já tem experiência suficiente para calcular prazos de entrega. Mas por ser um projeto muito complexo, é possível que estas datas não estejam completamente corretas, até porque resolução de problemas e polimentos são coisas imprevisíveis, podendo levar mais tempo do que o previsto.

A agenda apresentada não reflete tudo o que está sendo feito pela empresa no momento, mas conta o que está sendo planejado para a atualização 3.0. Falta ainda a agenda do Squadron 42 que poderá ser liberada mais para frente, além de projetos paralelos que vão sendo estudados e caso passem, serão adicionados posteriormente a agenda de desenvolvimento.

Então sabendo de todas estas informações, vamos descobrir o que é reservado para nós em 2017.

Provavelmente este vídeo vai ficar um pouco mais comprido do que o de costume, porque vai ser apresentado muitas informações técnicas sobre o jogo, mas acho que é importante todos saberem o que a 3.0 vai mudar quando for lançada.

Por isso, bora para o que interessa!

O que já está pronto para a 3.0

Apesar da atualização 3.0 não ter sido entregue ainda, já existe uma boa quantidade de coisa feita e pronta, sistema de sombras melhorada, entregando uma mecânica mais eficiente e que permita sombras em escala planetária, além do melhoramento da renderização por área, usando 50% menos memória de vídeo.

Do lado do design, Crusader foi completamente convertida para o novo sistema de Object Container, recebendo pontos de interesse configuráveis através do Editor de Sistemas Solares. O Mega Mapa também foi implementado para o Universo Persistente. Reformularam também o funcionamento das Usinas de força, geradores de escudos, coolers e sistema de força da nave, melhorando o gameplay.

Em relação a ambientes, já está funcionando o sistema modular de salas para geração procedural de postos avançados, permitindo a criação deles para missões. Também é possível criar postos avançados simples ou um conjunto deles, além de ser possível criar também naves acidentadas, como apareceu no trailer da CitizenCon de 2016. Já está funcionando a ferramenta para criar módulos de postos avançados para disponibilizar no game, além de ser possível teleportar a câmera do jogo para perto de um deles.

Sistema de entrada para os postos avançados também já está funcionando, como escadas e rampas, painéis solares para os tetos das construções também já estão disponíveis assim como paredes e renderização de elementos do ambiente já estão funcionando, como sujeira na parede e até mesmo neve.

Quanto a ferramentas, finalizaram o Editor de Sistemas Solares, que vai permitir criar objetos astrais como Sois, planetas, luas, estações espaciais e tantos outros elementos.

Do lado da performance, melhoraram o sistema de iluminação, sistema de mensagens entre os servidores, reduzindo o consumo de banda durante o game, otimizaram as texturas para reduzir o uso de memória, unificaram o material das livrarias para ser usados através de todo o projeto, criaram assets compartilhados para os cabelos, melhoraram também a questão dos capacetes para reduzir o problema de visualizar jogadores sem eles dependendo da distância, além de retirar uma tonelada de código antigo que não era usado, reduzindo o tamanho do projeto.

Em relação a arte, já foram criados o novos assets para a Heavy Armor dos Marines e a Armadura de Exploração. Também criaram novos assets para novas roupas e para as antigas, atualizaram o interior dos capacetes, converteram as armaduras para o novo sistema modular de customização, além de entregarem todos os assets para as faces. Falando em naves, melhoraram o sistema de trem de pouso, além do elevador da Constellation.

Quanto a códigos, realizaram uma série de melhoramentos de performance, implementaram suporte a física planetária de órbita e rotação dos planetas, implementaram sistema de itens 2.0 para as naves, melhoraram sistema da inteligência artificial e decolagem, melhoraram também vários tipos de física de simulação para os itens 2.0 anexos a outros objetos, implementaram itens destrutíveis para os ambientes e física que suporta objetos grandes dentro de naves, como uma DragonFly e uma Rover.

Implementaram também a simulação de física para respeitar a gravidade dos planetas.

Planetas disponíveis para explorar em Stanton

A princípio a atualização 3.0 era para vir com todo o sistema de Stanton liberado para ser explorado, além das 5 primeiras profissões do jogo. Ao invés disso, a CIG vai entregar esta atualização em partes onde teremos apenas um planeta inicialmente, sendo possível visitá-lo, além de suas 3 luas, Yela, Cellin e Daymar, cada uma contendo características únicas.

Yela será uma lua extremamente gelada e cheia de criovulcões, aos quais possuem erupções de gelo que podem facilmente derrubar uma nave que esteja voando em baixas altitudes. Além disso, vão existir crateras enormes que podem cruzar o planeta, onde se você cair, será morte na certa. Já Cellin é o oposto de Yela, sendo uma lua completamente queimada pela atividade de vulcões. Mas por estarem adormecidos a centenas de anos, sua superfície estará cheia de geysers que podem causar uma erupção de vapor sem dar qualquer notícia. Os geysers de tamanho grande podem facilmente destruir uma nave. Além disso, nuvens corrosivas de gás diminuem significativamente a visibilidade no planeta. Daymar será a mais tranquila das 3 irmãs, já que ela é um misto de Yela com Cellin. Sua superfície montanhosa lembra muito os vulcões em Cellin, enquanto suas crateras remetem muito a Yela. Ela possui uma atmosfera densa, causando uma névoa bastante espessa, soltando muita sujeira, dificultando visibilidade da viagem.

Estas 3 luas vão orbitar o planeta de Delamar que é justamente o planeta apresentado na apresentação da GameCom de 2016. Delamar vai possuir uma landing zone com uma estação 100% explorável e cheia de vida. Lá estarão disponíveis vários tipos de missões para os jogadores.

O que mais vai ter na atualização 3.0?

Mesmo existindo bastante coisa já pronta para a atualização 3.0, falta entregar muita coisa ainda. Uma delas é implementar os postos avançados nas luas para serem explorados. Serão adicionadas também naves destruídas para criar pontos extras de exploração, além de novos campos de detritos. Lembram do Miles Eckhart da apresentação da GamesCom de 2016? Pois então… ele estará presente nesta atualização, sendo responsável por entregar missões para os jogadores, além de um novo personagem chamado de Ruto.

Quanto ao gameplay, seria introduzido a primeira versão do sistema de carga das naves, podendo carregá-las de forma MANUAL. Este manual eu ainda não sei dizer se vai servir apenas para pequenos volumes, e os grandes volumes vão aparecer automaticamente na nave. Só vendo um gameplay para saber. Vai ser iniciado também o processo de conversão para os itens 2.0, permitindo que os jogadores tenham um controle melhor de sua nave, além de liberar o acento dos operadores, expandindo as possibilidades de jogo.

A 3.0 vai trazer também a primeira versão do sistema de seguro das naves. Caso ela seja completamente destruída, ou danifica a ponto de não ser mais possível recuperá-la, você vai poder solicitar uma nova pagando um pequeno valor pela transação. Nada foi confirmado, mas provavelmente se você não tiver este valor, sua nave ficará inativa durante um período de tempo. Seremos introduzidos também ao novo sistema de Estamina do jogo. Agora, se o jogador manter um sprint por muito tempo, ele ficará cansado causando dificuldade em usar seu armamento e ultrapassar obstáculos. Para deixar o game ainda mais imersivo, foram adicionados massa aos equipamentos e trajes do game, onde o peso de sua armadura e quanto equipamento carrega vão contar o quão rápido você ficará cansado.

As Airlocks serão mais inteligentes na próxima atualização, sabendo se a sala ao lado está pressurizada, mantendo-se fechada por medida de segurança.

Talvez uma das coisas mais importantes de Star Citizen 3.0 será o sistema de carga e negociação. Já que teremos a primeira versão da profissão de transporte e comércio, é muito importante que estas mecânicas funcionem da melhor forma possível. Por isso vamos ter suporte a interface de usuário das lojas, permitindo comprar e vender itens. Com esta mecânica implementada, será disponibilizada também a representação visual da carga que será transportada dentro de sua nave, e consequentemente, o sistema de carga será implementado às naves, podendo carregá-las para descarregar em uma outras parte do universo.

Para fazer o gerenciamento destes itens, foi implementado o suporte ao sistema de inventário. Ele vai abranger não só o inventário de sua nave, mas também ao inventário do próprio jogador. Outra coisa muito legal que estará presente nesta atualização, será a animação de reentrada na atmosfera dos planetas, causando turbulência e danos a nave, dependendo de como você a fizer esta reentrada. Falando em danos, estará presente também a persistência dos danos de sua nave, assim como uso de munição e mísseis. Também foram feitos melhoramentos no que diz respeito ao sistema de reparo das naves.

Do lado da interface de usuário, teremos suporte a múltiplos displays das naves, podendo controlar de forma separada cada um de seus recursos. Vai ser possível também controlar o campo de visão do jogador. Temos novidades também no que diz repeito a customização dos personagens, podendo editar o tipo de cabeça, cabelo, cor dos olhos e cor da pele. Os jogadores terão acesso também a um gerenciador pessoal que vai permitir alterar vários aspectos de seu traje, além de customizar armamentos e gerenciar inventário. Será criado também um novo gerenciador de missões e um aplicativo para gerenciar o Manifesto de sua carga, podendo conferir o que eles estão carregando. Vai existir também uma interface de carga para sua nave.

A primeira versão do Star Map também estará presente no universo persistente, permitindo que seja possível escolher um destino e ativar o Quantum Drive a partir dele.

Outra coisa muito interessante que será liberada para a próxima atualização será a possibilidade de colocar NPCs nas torres de sua nave, onde está sendo feito trabalho para garantir que eles vão mirar e atirar nos alvos demarcados.

Em relação a naves e armas, na 3.0 teremos pronta para uso a Dragonfly, a nova versão da Cutlass Black, Constellation Aquilla, Ursa Rover, MISC Prospector, o rifle de médio alcance BEHRING, a APOCALYPSE ARMS SCOURGE RAIL GUN, arma de ombro de longo alcance, retrabalho da KLAUS AND WERNER GALLANT RIFLE, ARROWHEAD SNIPER RIFLE e KSAR DEVASTATOR SHOTGUN.

O futuro do game para o ano de 2017

Quando Star Citizen 3.0 foi mostrado mais em detalhes na CitizenCon de 2016, Chris Roberts falou que seria dividida em 4 partes, sendo a 3.0 a primeira, depois viriam na sequência a 3.1, 3.2 e a 3.3. No final do ano, teríamos outra grande mudança que seria a 4.0 com a implementação dos Jump Points, ou seja, a mecânica para saltar para outros sistemas solares. Parece que tudo isso foi mudado.

Aparentemente, pelo menos para este ano, teremos apenas mais duas atualizações depois da implementação da 3.0. Na 3.1 serão lançadas as estações espaciais modulares e também a tão aguardada Arc Corp, ou Area 18. Teremos também a implementação da personagem feminina, armas de ombro, possibilidade de jogar ou largar sua arma no FPS e combate melle com a utilização de socos, facas, derrubar seu adversário com ataques frontais, laterais e por trás, além de desmaiar seu oponente.

Teremos também o novo sistema de combustível, sistema de criminalidade, nova versão para as salas com a possibilidade de descompreensão, elevadores e airlocks, degradação dos itens podendo causar falha em seu uso, melhoramento das parties e organizações, mais persistência do game, integração do Spectrum com o jogo, sistema de reparo e reabastecimento, ligar e desligar componentes e suporte a streaming dos Object Containers.

Também serão liberadas para voo a MISC Razor, a nova versão da Aurora, a Terrapin, Hull C, as Cutlass Blue e Red e a Aegis Vanguard Harbinger.

Já na atualização 3.2 teremos os outros 3 planetas, sendo finalmente possível explorar e pousar em Crusader, Hurston e MicroTech, teremos também novos tipos de munição para o FPS, gadgets como drones e escudos, que você joga no chão e cria um ponto de cover, sistema de colisão melhorado, sistema de afogamento, abatimento que possivelmente deve ser incapacitação em combate, além de inspeção de itens e checagem de permissões.

Na área técnica teremos a geração de NPCs, novo sistema de interação com objetos usáveis, novo sistema de radar, nova versão do sistema de cargo, nova versão do Star Map, tecnologia para coleta de combustível dos Gigantes Gasosos, sistema de reabastecimento entre naves, invasão, sistema de acesso de segurança das naves e novo sistema de streaming dos Object Containers.

Quanto a naves, serão liberadas para voo a Constellation Pheonix e a Tauros, a Freelancer MAX e a DUR e por fim a Vanguard Sentinel.

Star Citizen 3.0 – Quando ela finalmente será lançada?

Todos os que acompanham o game sabem que a CIG tem sérios problemas em relação a cronogramas. Dificilmente conseguem entregar uma atualização na data, mas como eles mesmo explicaram antes, o objetivo deles é manter o mais alto padrão de qualidade do game. Se for preciso reescrever uma boa parte do código para entregar algo muito mais funcional no futuro, eles vão estender o prazo final sem dó nem piedade, fora que é muito complicado prever com exatidão datas quando se tem muitos bugs e polimentos para resolver, pois são coisas imprevisíveis.

De qualquer forma, a data passada pela CIG foi 29 de junho de 2017, ou seja, bem na finalera do mês de junho. Bom, estamos na metade do mês de abril, e temos todo o mês de maio e junho pela frente… Será mesmo que este tempo vai ser o suficiente para entregar todo este conteúdo? O certo é que eles teriam até dia 29 de junho para colocar o game em fase de testes no grupo dos Evocatti, isso já configuraria cumprir o prazo na minha opinião.

Levando isso em consideração, e tomando como base que o game fosse para primeira fase de testes nesta data, poderíamos ter a atualização 3.0 sendo lançada oficialmente lá por agosto, já que provavelmente ela ficaria um mês inteiro sendo testada pela CIG e pela comunidade do game.


Pois é pessoal, o que vocês acham desta estimativa? Será que agora vai ou 3.0 só lá por dezembro? Bom… eu já tinha profetizado Star Citizen 3.0 para o meio do ano, e parece que acertei… Pelo menos a CIG passou esta data. Mas será mesmo que final de junho veremos ela dando as caras oficialmente? O que acham?

Claro que eu não tive como falar tudo o que estaria presente nesta atualização, justamente por ser muita coisa, mas eu vou deixar na descrição do vídeo o link com a listagem oficial de itens que estarão presentes em seu lançamento, caso queiram um conteúdo mais técnico.

About author
Giancarlo Rosa

Borgotchongo

Desenvolvedor WEB, ciclista, PCista (não sou fanboy, só acho que o PC é melhor que todas as outras plataformas), mas principalmente, aficionado por games, sou fundador do site JogandoAgora e também do GameIntro. Curto games com um bom enredo e também gosto de discutir (bater boca mesmo) com meus amigos sobre campanhas single player, e de vez em quando, ganhar algumas partidas multiplayer dos meus filhões, afinal de contas, humildade bem acima de tudo. Jogos preferidos: StarCraft 2, Xcom, Mass Effect, Gears of War, Battlefield.

Your email address will not be published. Required fields are marked *