Apesar da CitizenCon de 2016 não ter sido aquilo que esperávamos, Chris Roberts nos deu um panorama bem amplo do que pretende entregar para este ano de 2017. Em 3 anos de desenvolvimento, é a primeira vez que temos uma ideia muito mais sólida do que o game vai nos apresentar a longo prazo.
Na apresentação, foi comentado que a 3.0 viria com as 5 primeiras profissões, sendo comércio, transporte, pirataria, caçador de recompensas e trabalhos mercenários. A atualização 3.1 viria com mineração, refinaria e processamento, interceptação de quantum drive, reabastecimento e escolta. Já na 3.2 teríamos recuperação de sucata, reparos e novas missões para os mercenários. A 3.3 viria com a carreira de fazendeiro e resgate, e finalmente a 4.0 que seria a próxima grande atualização, onde além de implementarem o sistema de Jump Point, que é como as naves viajam de um sistema para outro no contexto do jogo, teríamos as profissões de exploração e pesquisa.
Mas recentemente em um quadro de perguntas e respostas, Brian Chambers foi questionado sobre um rumor de estarem trabalhando na profissão de mineração já para a atualização 3.0, que está sendo aguardada desde o ano passado. Para surpresa de todos, de forma simples e direta, ele confirmou os rumores e a CIG está sim trabalhando na profissão de mineração já para ser implementada na próximo grande atualização, a 3.0. Mas o que isso impacta no gameplay de Star Citizen?
Bom… com certeza muda muita coisa!
Star Citizen 2.6 – Implementações antes da 3.0
Uma coisa que já foi mudada é a mecânica de criação e rotação dos asteroides. O cinturão de asteroides em Yela recebeu uma melhoria absurda neste quesito. Alem de serem renderizados de forma procedural, eles receberam uma melhoria significativa na qualidade dos asteroides. Eles possuem muitos mais detalhes e tamanhos variados. Outra coisa muito importante foi o trabalho feito na rotação dos asteroides. Cada um deles vai possuir um comportamento único, deixando ainda mais imersivo a exploração em um cinturão de asteroides.
A ideia por trás destas mudanças é permitir que eles possam ser minerados pela Prospector ou pela Orion. Além de asteroides, também teremos nuvens de gás para a Starfarer coletar.
Outra coisa que pudemos ver é que a MISC Prospector acabou de sair da fase de Greybox, onde já está com todas as suas formas geométricas prontas e também algumas animações. Agora falta apenas entrar com o detalhamento e polimento. Sendo assim, possivelmente poderemos ver ela pronta e funcionando já na próxima atualização, a 2.6.2, junto com o mega mapa, as lojas do game, e talvez a primeira parte do comércio.
É certo que a 2.6 é uma atualização que foi criada para testar as principais mecânicas que estarão presentes na 3.0, então ver a Prospector quase pronta agora, ter o cinturão de asteroides de Yela melhorado e ser mostrado no Arround the Verse uma ideia de como vai funcionar o comércio dentro do game, é um ótimo indicativo de que mineração é algo real.
O que podemos esperar da primeira versão da profissão de mineração
É certo que a primeira versão da mecânica de mineração vai ser algo bem simplificado, assim com a primeira versão da mecânica de transporte e comércio. Na verdade, estas profissões se complementam, mas vou explicar melhor isso mais para frente.
Já se sabe que todas as profissões serão bem complexas e cada uma delas irá possuir um minigame. No caso do transporte, o próprio jogador poderá carregar e descarregar sua nave, organizando os containers da melhor forma possível. Para o comércio, será necessário estar atento ao mercado para conseguir as melhores propostas de compra e venda. Mas o que foi anunciado para a 3.0 é a primeira versão das profissões vai ser algo bem simplificado. No exemplo do transporte, o jogador não precisará carregar e descarregar sua nave pois isso será algo automático, possuindo a mesma mecânica dos jogos convencionais na atualidade.
E isso não será diferente para a mineração. Em um próximo vídeo eu vou falar mais detalhadamente sobre o conceito da profissão com muito mais detalhes, mas para a 3.0 provavelmente também teremos uma mecânica bem convencional, onde o jogador vai atirar em direção ao asteroide e o conteúdo de sua extração vai aparecer automaticamente em sua área de carga. Claro que quando digo que ele vai atirar, me refiro a apontar o laser de mineração a superfície da rocha. A questão é que não está previsto nenhum minigame já nesta primeira versão.
Será possível minerar asteroides, luas planetas e nuvens de gás. Para este serviço, temos atualmente a Prospector como nave solo de mineração, e a Starfarer para coleta e processamento de gás. No caso da Starfarer, ela poderá coletar o recurso primário e realizar o processamento diretamente dentro da nave, podendo entregar o produto final ao comprador. A coleta deve ser feita de uma maneira bem simples, onde ela deverá voar pela nuvem de gás, coletando os recursos de forma automática. Os riscos presentes em sua missão serão apenas evitar ambientes nocivos e evitar ataques de piratas. As missões abordo de uma Starfarer poderão incluir desde coleta de recursos até mesmo chamado para refinamento. Talvez será necessário explodir alguns asteroides para conseguir levar a Starfarer até uma nuvem de gás específica, dependendo de sua localidade.
Já a Prospector, o piloto terá que realizar a extração dos minérios até encher por completo sua área de carga. Depois deste ponto, a missão passa a ser transporte, uma vez que a nave não possui recursos de processamento.O piloto poderá aterrissar em asteroides para focar o laser de mineração, ou poderá voar ao redor dele. Os perigos desta profissão serão explosões de gás por não controlar a potência do laser, evitar ambientes nocivos e claro, evitar piratas.
As missões do game vão girar praticamente em torno na profissão de mineração, isso porque depois que uma nave de mineração está completamente carregada, ela passa a ser uma simples nave de carga, podendo atrair a atenção dos piratas. Isso seria um prato cheio para roubar a carga de um jogador despreparado e ganhar créditos sem muito esforço. Sendo assim, vai existir demanda para missões de escolta. E com o confronto da escolta contra os piratas, vai ser necessário comprar munição, mísseis e combustível, gerando demanda para outras fábricas, e por sua vez, a economia do game vai começar a fluir, onde será preciso missões para entregar produtos a estas fábricas.
Vai ser a oportunidade de vermos na prática como o game final poderá se comportar.
Mineração como base da economia do game
Com a confirmação da profissão de mineração já para a atualização 3.0, podemos dizer que ela será a base de toda a economia do jogo, uma vez que praticamente todas as missões terão relação direta ou indireta com ela. Já foi falado em um Arround the Verse que a economia será baseada no fluxo constante de produtos que vão transitar de uma área para outra dentro do sistema de Stanton.
Sendo assim, a principal tarefa da mineração vai ser localizar os pontos de extração de recursos. Exploradores com sensores especializados na tarefa de escanear asteroides terão grande importância no jogo, fora que será uma ótima oportunidade para aqueles que gostam de sair para desvendar os mistérios do universo. Então, ao localizar os recursos, de forma intencional ou não, o jogador poderá vender a localização para empresas de mineração. Não se sabe muito bem como vai funcionar a questão do escaneamento planetário em busca de recurso, por isso teremos que esperar por mais detalhes.
Com o ponto de extração marcado, da-se início a mineração. Como comentado anteriormente, depois que sua nave estiver completamente carregada, o gameplay passa a ser de transporte de carga, onde você terá que descarregar ela em alguma estação ou planeta. Na verdade, mesmo não tendo capacidade de refinamento, será possível levar estes recursos até uma estação espacial especializada no processamento destes recursos. Mas também será possível aterrissar em um planeta e descarregar sua carga. Por ser a primeira versão de mineração e carga, a ideia é que os recursos entrem e saim de forma automática de sua nave, sem a necessidade de fazer o processo manualmente. No futuro, ele será mais complexo. As missões de mineração deverão contar com limite de tempo para aceitação e entrega, criando um senso de compromisso com o trabalho.
Com as naves repletas de recursos importantes, haverá demanda para missões de escolta. Você vai contratar pilotos para realizar a segurança de sua expedição para garantir que nenhum pirata pegue de forma fácil aquilo que você teve dificuldades em conseguir. Não se sabe direito como vai funcionar a mecânica de pagamento, mas podemos supor que ao contratar um mercenário, ao entregar sua carga no planeta, será necessário separa uma porcentagem dos lucros para ele, ou até mesmo um valor fixo. Mas isso são apenas ideias, pois não temos nada confirmado até o momento.
E se durante a missão de mineração houver confronto, será preciso voltar a um planeta ou estação espacial para concertar sua nave e comprar mais combustível, munição e mísseis, onde estes itens serão produzidos por fábricas do próprio jogo. E estes itens precisam de recursos para serem criados, então novas missões para extração e transporte de recursos serão criados, alimentando o ciclo da economia viva de Star Citizen.
Star Citizen 3.0 – Primeiro passo para grandes mudanças
Economia dentro do game vai ser algo muito complexo e terá interferência direta do jogadores. Tudo vai funcionar base na lei da oferta e procura, onde um item raro será muito mais valioso do que aquele que está sobrando no mercado. Mas para esta primeira versão, a CIG vai coordenar os vendedores locais e marcar manualmente quais itens serão de maior importância. A tarefa do jogador será prestar bastante atenção em como está o estoque e a procura dos itens em seu setor.
A venda de produtos será bem simples no início. Você vai chegar até o vendedor e vai informar o que tem para vender. Após concluir a transação, os créditos vão entrar em sua conta e a carga de sua nave vai desaparecer.
Mas futuramente teremos mecânicas muito mais complexas que estas. Um exemplo disso é que será possível atirar em asteroides para descobrir quais recursos ele possui, além de todos os minigames que cada profissão vai possuir. Não podemos esquecer na Orion, a nave mineradora multi-tripulada que vai exigir trabalho em equipe e cooperação de todos para alcançar seus objetivos. Além dela, futuramente também será possível comprar módulos de mineração e permitir que naves como a Caterpillar e a Constellation também possam minerar, mas de uma forma bem mais limitada.
Podemos esperar um 10 for the chairman especial, onde Chris Roberts vai falar sobre a atualização 3.0 e suas profissões, além de atualizações mensais com muito mais conteúdo sendo liberado.
Não ficaria surpreso se até junho não seja anunciada uma atualização intermediária, uma atualização 2.7, justamente para testar algumas destas implementações antes de finalmente podermos jogar a tão aguardada atualização 3.0