Star Citizen – O que mudou depois de 2 meses sem jogar?

Star Citizen – O que mudou depois de 2 meses sem jogar?

1 views
0

 

 


Bom, na virada de 2016 para 2017 eu precisei parar um pouco com as atividades do canal para sobrar tempo e conseguir fazer algumas mudanças. Estas mudanças vieram com a necessidade de crescimento do próprio canal, coisa que eu não estava esperando, já que ele acabou tomando proporções muito maiores do que o previsto. Mas, a medida que ele vai crescendo, a quantidade de trabalho também aumenta, e consequentemente vai diminuindo o tempo. Fora é claro que depois de um ano inteiro de gravações, edições, e tantos outros conteúdo apresentados em 2016, era preciso tirar um tempo para descansar a cabeça.

Por este motivo, acabei me afastando um pouco das atividades do canal para conseguir tirar um tempo e reorganizar algumas coisas. Fui vitorioso na maioria dos objetivos que tinha em mente para implementar, e algumas tiveram que ficar para trás. De qualquer forma, estes 2 meses que fiquei sem postar conteúdo, eu literalmente fiquei fora do universo de Star Citizen. Galera jogando em peso Star Marine, a peleia comando solta no Arena Commander, e muita gente se divertindo pra caramba no universo persistente, procurando a bendita Starfarer, coisa que eu também vou achar… só curte!!!

Mas este tempo fora foi uma coisa muito boa que aconteceu, pois como acompanhei de perto todo o desenvolvimento do game durante o ano de 2016, eu não podia perceber as pequenas mudanças que ele recebeu, uma vez que você está imerso no universo do jogo a ponto de praticamente ficar cego. Certas coisas só que está completamente fora do projeto consegue ver, e até mesmo analisar de forma completamente imparcial.

Então, quando eu finalmente voltei a jogar, pude notar várias coisas interessantes, tanto pro lado positivo, quanto para o lado negativo. E neste vídeo eu vou comentar com vocês um pouco desta minha experiência.

Pontos Positivos – Trilha sonora dinâmica e combates mais próximos

Depois que voltei das minhas férias, cheguei em casa, liguei meu PC, e a primeira coisa que fiz foi jogar algumas partidas de Star Marine. Das atualizações que saíram do game até hoje, pelo menos desde 2015 que é quando comecei minha jornada, esta foi a atualização mais estável de todas. Apesar de alguns bugs aqui e ali, o game no geral rodava muito bem. Infelizmente por causa do ping eu não era um jogador muito competitivo, mas em partidas com pessoas do mesmo ping, a coisa já mudava. Fora que todas as mecânicas de movimentação e combate também foram implementadas no universo persistente, então tudo o que Star Marine tinha de bom, foi passada para Crusader também.

Falando em Crusader, depois de muito tempo sem jogar, experimentei pegar minha nave e fazer algumas missões em ICC Probe e já testar também a nova velocidade de voo. Pena que ninguém me avisou que os piratas também receberam melhorias em sua inteligência artificial, se tornando inimigos muito mais difíceis de se enfrentar, e aliado ao novo modo de pilotar, acabei tomando um laço deles, coisa que não acontecia antes. Mas isso foi uma coisa boa, pois deixa o game mais desafiador e tático, te forçando a pensar mais no que fazer, e também recuar quando for necessário.

Os novos pontos de exploração em Yela ficaram muito legais, onde apesar de ser uma área bem pequena, já é possível ter um gostinho de como vai ser a exploração no futuro. Falando em Yela ainda, a reformulação em seu cinturão de asteroides ficou bem legal, deixando ele mais denso e detalhado, dificultando um pouco mais o combate e criando novas áreas de exploração. Encontrar a Starfarer tanto pelas missões de ICC Probe quanto apenas explorando um acréscimo bem interessante. Além disso, tivemos a remodelagem de GreenHEX, pelo menos por fora, mudando um pouco o estilo visual da base, e também acesso ao bar, coisa que tinha sido prometida a algum tempo atrás. De qualquer forma, não existe interação nele.

Também resolvi experimentar alguns combates no Arena Commander e tentar me acostumar com a nova dinâmica de voo. Na atualização 2.6, foi criado um novo modo de combate, o Pirate Swarm, onde você enfrenta nuvens de ataque inimigo, assim como acontece no Vanduul Swarm, mas com a diferente que você enfrenta pilotos humanos e diferentes tipos de naves. Outra coisa que mudou foi a implementação de um sistema mais Arcade para os combates, onde sempre que um inimigo é abatido, eles dropam munições ou consertos de sua nave. É algo bem legal de se ter no modo arena, justamente por ter como objetivo treinar manobras de combate.

Uma das melhorias que mais achei legal e que nem tem tanto a ver com as mecânicas de jogo, foi a remodelagem dos menus e personalização da nave. Quando se está desenvolvendo um game, ou até mesmo um projeto qualquer, os desenvolvedores se preocupam muito mais em garantir que as funcionalidades estejam de acordo com o previsto, deixando a parte estética para trás. Agora com as novas telas de navegação, o game ganhou uma cara muito mais profissional, parecendo um jogo de verdade e sem todas aquelas imagens de marcação. É legal a CIG lembrar que somos os testers do game, mas que também somos jogadores, então nada mais justo do que termos uma experiência minimamente agradável de jogo.

Mas agora, o que realmente me deixou de queixo caído foi a questão da nova trilha sonora e a forma como ela é aplicada. Em alguns ATVs passados, foi mostrado como ela funciona de forma dinâmica, mudando a música dependendo do que está acontecendo. Isso aumenta por demais a experiência de jogo, combinando a música certa com o momento!

Só que nem tudo são flores, e no meio de tanta coisa legal que pude experimentar, tinha um mar de bugs e outras coisas estranhas.

Pontos Negativos – Problemas de conexão e Drops de FPS

Claro que tudo o que for dito como negativo vai ser ajustado futuramente no game, mas é interessante falar aqui justamente para o pessoal que tem intensão em comprar o game, saber como ele está funcionando atualmente. Bom, voltando ao assunto, uma das coisas que mais me deixava chateado era justamente o que comentei anteriormente, que é o ping do Star Marine. Mesmo tendo 25mb de internet aqui, meu ping nunca baixou de 200, isso nos melhores dias, tornando praticamente impossível competir contra outros jogadores. Outra coisa que me irritava demais era a maneira como você entrava nas partidas online. Em Star Marine, no modo Eliminação, sempre que termina uma partida, você volta para o lobby e tem que procurar por uma nova. O grande problema é que por muitas e muitas vezes, você já caía em uma partida com apenas alguns segundo do fim, e como sempre que ela acaba você volta para o lobby, ao procurar por uma nova partida o problema persistia. Porque a CIG não fez com que você se mante-se no game, apenas mudando o mapa? Isso deixaria o game muito mais dinâmico e funcional para o jogador.

O mesmo problema aconteceu no Arena Commander. Você entra em uma partida de Battle Royale ou Squadron Battle, e quando vê, ela já estava acabando, tendo que procurar tudo novamente. A tarefa de jogar uma partida online nunca foi tão penosa. Chega uma hora que você simplesmente desiste e vai tentar a sorte no Universo Persistente.

Daí você pensa: Vou fazer uns créditos jogando as missões do ICC Probe e tentar achar a Starfarer já que foi algo tão legal que adicionaram ao game. Então você faz uma, duas, três missões, e quando chega lá pela quarta ou quinta missões, da um erro de conexão, perdendo todo o seu avança no game. No fim, a tarefa de encontrar a Starfarer fazendo as missões em ICC Probe se torna muito mais uma missão impossível do que uma aventura espacial. Além dos problemas de conexão com o servidor, você tem que ter muita sorte em não ser atacado exatamente no meio de um drop violento de FPS. A CIG já falou que está trabalhando no netcode para otimizar a transmissão de pacotes entre o back-end e o cliente, mas até lá como nós sofremos.

As naves multi-tripuladas ainda estão com muitos problemas, fora que outras naves menores você não consegue nem entrar, impossibilitando a jogatina. Mas até que para um game em alpha, não há maiores problemas.

Star Citizen ainda é um jogo divertido?

Sempre que falamos sobre o game ou vamos fazer uma análise, que não é bem meu caso, é importantíssimo lembrar que ele ainda é um game em fase alpha e que problemas aparecem o tempo todo. Mas como comentei anteriormente, é interessante falar estes tipos de coisa para que a galera que tem interesse em jogar saiba o que vai estar comprando. Tem muita gente que acha que vai pagar 45 dólares e vai sair explorando todo o universo, ou que vai passar 50 horas jogando de forma enlouquecida.

A realidade é que hoje, Star Citizen continua sendo extremamente divertido e bonito de se jogar. A nova dinâmica de voo trouxe o combate muito mais para próximo, tendo que se readaptar a este novo estilo de pilotagem. Já o Star Marine, para quem é brasileiro, ainda não é uma boa opção, pois seu ping elevado faz com que a experiência de jogo não seja das melhores. No universo persistente, ainda é possível fazer uma boa quantidade de coisas, mas ainda sim não é o suficiente para ficar meses jogando. Em pouco tempo você já enjoa e quer estar em outro game.

Uma pena que a experiência cooperativa ainda é bem prematura, onde bugs horrendos impeça que você e seus amigos possam pilotar uma nave através do universo. Claro que é possível cada um sair em sua própria nave para concluir as missões, desde que a nave de seu amigo esteja funcionando, já que muitas não é possível nem entrar. Mas se conseguirem se juntar e partirem para as missões, a diversão vai estar garantida, pelo menos até a próxima desconexão.

Star Citizen tem um longo caminho pra trilhar, mas mesmo depois de apontar todos estes problemas, posso afirmar que nunca me arrependi de ter comprado o game. Poder participar de todo o processo de desenvolvimento e ver pessoalmente a evolução do game, é uma experiência muito legal, pois você vê o Patinho feito se tornando no Galã da novela.

About author
Giancarlo Rosa

Borgotchongo

Desenvolvedor WEB, ciclista, PCista (não sou fanboy, só acho que o PC é melhor que todas as outras plataformas), mas principalmente, aficionado por games, sou fundador do site JogandoAgora e também do GameIntro. Curto games com um bom enredo e também gosto de discutir (bater boca mesmo) com meus amigos sobre campanhas single player, e de vez em quando, ganhar algumas partidas multiplayer dos meus filhões, afinal de contas, humildade bem acima de tudo. Jogos preferidos: StarCraft 2, Xcom, Mass Effect, Gears of War, Battlefield.

Your email address will not be published. Required fields are marked *