Daew, Borgotchongo na área, e comente abaixo quem ai acho que finalmente o negócio sai!
Sabe porque? Porque estou Jogando Agora Star Citizen.
E hoje, inaugurando quadro novo no canal, nós vamos criar nosso PRIMEIRO PODCAST SOBRE O GAME.
O assunto do primeiro episódio vai ser: Star Citizen 3.0: Saporra sai ou não sai agora?!
E para me ajudar a debater sobre o game, eu vou contar com a presença ilustre de 3 convidados.
Primeiramente, queria mandar um salve para meu amigo Almeida! E aí Almeida, como está?
- O Almeida, para quem não conhece, é um dos criadores da Corporação Arca, que é o clã que participo, onde ele ajuda a gerenciar os membros e atividades dentro da corporação, como treinamentos de voo e combate, além é claro de disponibilizar um local para que amigos se encontrem para marcar aquela jogatina.
Seja bem vindo também meu grande amigo Comandante Sato, que ajuda a gerenciar um grupo no facebook de Star Citizen, tirando dúvidas do pessoal que gostaria de conhecer mais sobre o game. Ele também possui um canal no Youtube focado em games espaciais chamado Integração Galáctica. E ai Sato, como está?
E, contanto com uma participação mais que especial, vamos ter presença do SUPERCHAMPZ, que também faz streamings pelo Twitch e adora games de temática espacial. E ai SUPERCHAMPZ, como está?
- Vi que tu curte pra caramba a triologia do Mass Effect! Uma Polêmica básica aqui, o que tu achou do final do terceiro game da triologia?
- E quando começou o seu interesse pelo Star Citizen?
- Preparado para dissecar o game junto do pessoal?
Show de bola! Bom, para começar falando sobre o game, não podemos deixar de comentar sobre uma das principais desvantagens que a CIG possui como desenvolvedora, que é a inconsistência nos prazos que ela passa para a comunidade do game.
- Claro que é um ponto que aceitamos, uma vez que Star Citizen trás propostas completamente novas para seu segmento
- Mas não altera o fato de que raramente acertam uma data sobre qualquer lançamento que tenham em mente
- Isso não foi diferente em relação ao anúncio da 3.0, feito em agosto do ano passado no evento da Gamescom, onde eles mostraram que novidades estariam por vir e que mudaria completamente a dinâmica de jogo
- E quando chegou a CitizenCon em agosto de 2016, Chris Roberts nos passou ainda um cronograma completo de quanto cada uma das atualizações para o ano de 2017 seria liberada
- Não preciso nem comentar que até o momento, nada em relação a estas atualizações foi liberada
- Só que novas datas foram passadas, informações mais detalhadas estão sendo liberadas, o que passa a impressão de que AGORA VAI!
Por isso, queria saber a opinião de vocês sobre o assunto: SERÁ QUE A 3.0 FINALMENTE VAI SAIR, OU É COISA SÓ PARA O FINAL DO ANO?
- Começando por você Almeida, qual sua opinião sobre o assunto?
- E você Comandante Sato, acha que finalmente vamos ter acesso a 3.0?
- E quanto você SUPERCHAMPZ, e está sempre acompanhando novidades no que diz respeito a games espaciais, acha que o Robertinho vai conseguir entregar esta atualização no prazo definido, ou vai continuar com o histórico de atrasos dele?
- Pois é… eu to achando que esta atualização vai sair para todos os jogadores só em Agosto, junto do evento da GamesCom. Seria uma grande oportunidade para o game, usar em sua própria vantagem o marketing gigante do evento para se promover. Seria uma jogada de mestre! Já que esperamos por todo este tempo, o que são mais algumas semanas?
Só que uma das coisas que mais me deixou chateado a primeira vez que li sobre esta atualização 3.0, foi que ela mudou completamente em relação ao que foi anunciado ano passado. A princípio éramos para ter já na 3.0, todo o sistema de Stanton explorável, com seus 5 planetas, sendo que um dele é um planeta extra, pois não pertence ao sistema de Stanton, e mais as 5 primeiras profissões do game. Depois com o passar do tempo, outras profissões seriam liberadas, assim como novas localidades dentro de Stanton.
Só que… a 3.0 não é mais nada disso que foi planejado, mudando completamente seu foco. Agora, ao invés da 3.0 vir com 5 planetas, vai vir apenas com as luas de Stanton, e com sorte, o planeta de Delamar para ser explorado. Mas nem tudo é notícia ruim, pois assim como foi mudado o foco da 3.0, novas mecânicas apareceram, como a profissão de mineração já na 3.0, o que ainda não está confirmado, mas há grandes chances dela ser disponibilizada, a componentização dos sistemas das naves, criando uma imersão ainda maior no gameplay, e outras mecânicas como estamina, controle atmosférico, entre outras coisas.
- Então Sato, o que você achou de toda esta mudança e qual sua opinião sobre o conteúdo que a 3.0 vai trazer para nós?
- E você SUPERCHAMPZ, você ficaria muito chateado se um game que está esperando mudasse tanto assim o conteúdo de sua atualização, ou acredita que se for para melhorar a experiência de jogo, vale qualquer coisa?
- Agora você Almeida, o que você achou do conteúdo apresentado para a 3.0 em relação ao que tínhamos ano passado?
Bom, já que a 3.0 não vai ser nem de perto algo parecido com o que foi apresentado ano passado, nos resta aceitar o que vai ser entregue este ano. Mas claro, isso não é uma coisa ruim, desde que os novos recursos agreguem mais valor ao projeto. De todas as implementações que venho acompanhando pelo Around the Verse, eu tenho 2 que categorizo em Implementações que acho foda, e implementações que estou ansioso. Um dos recursos mais foda do game que acho até o momento é em relação ao clima e como ele vai afetar as construções presentes na superfície dos planetas. Achei incrível esta questão de que os assets das construções vão ser influenciadas pelo clima, acumulando poeira e sujeita nas paredes e inclusive no interior dos postos avançados, além é claro dos assets das naves caídas. Mas este é um recurso que só acho incrível, mas não estou louco para conhecer, consigo esperar numa boa.
Agora, o recurso que estou mega ansioso para conhecer é com certeza o sistema de cargo, pois ele que vai ser responsável por fazer a ligação entre o jogador e a economia do jogo. Na verdade, cargo vai ser um dos pilares do game, já que mineração, pirataria, escolta, tudo meio que vai ter ligação direta com esta mecânica. Então eu estou louco para ver os itens fazendo parte do setor de carga da nave, você ter que gerenciar o espaço interno e reorganizar como as coisas vão ser dispostas lá. É a implementação que eu mais estou esperando.
- E vocês, qual dos futuros recursos do game vocês mais acham foda e quais vocês mais estão ansiosos em conhecer.
- Começando desta você por você SUPERCHAMPZ!
- E você Almeida, sei que acompanha de perto o desenvolvimento do game, qual recurso da 3.0 tu acha mais foda, e qual tu está mais ansioso para conhecer?
- E você comandante Sato, empolgado por algum recurso em específico? Qual acha mais foda e qual está ansioso para conhecer?
Bom, e falando na profissão de cargo dentro do game, outra grande novidade que teremos nesta atualização 3.0, vão ser as novas profissões. Apesar da mineração não estar 100% confirmada ainda, sendo quase que um bônus para Star Citizen 3.0, eu gosto de poder contar com ela como fazendo parte das futuras implementações. Mas o certo é que teremos transporte de itens, comércio que seria compra e venda de mercadorias, pirataria e trabalhos mercenários. Se não me engano, caçador de recompensas também vai estar presente nesta atualização, mas isso eu não tenho certeza.
Estes dias em um dos meus vídeos, alguém me fez a pergunta de QUAL PROFISSÃO EU GOSTARIA DE SEGUIR QUANDO O GAME FOSSE LANÇADO. Bom, Quando o game for lançado, provavelmente o contexto do universo vai mudar um pouco, onde meus gostos vão acabar mudando junto. Mas se o game saísse hoje, acho que uma das primeiras coisas que eu testaria seria a questão da mineração. Estou louco pra ver como ela vai funcionar e como vai ser poder minerar um cinturão de asteroides. Mas no fim, a profissão que eu realmente tenho interesse em seguir dentro do game, é transporte. Talvez compra e venda de itens acompanhe junto esta tendência, pois você vai ter que transportar aquilo que comprou.
E vocês, qual profissão gostariam de seguir dentro do game?
- Começando desta vez por você Almeida… Qual profissão você acha que vai seguir de primeiro na atualização 3.0, e qual pretende manter?
- E você Comandante Sato, já tem suas preferências?
- E você SUPERCHAMPZ, sei que já jogaou Elite, e lá também tem toda esta questão de profissões. Me diga, qual profissão você gostaria de conhecer de primeiro, independente de estar ou não agora na atualização 3.0? E qual gostaria de seguir para o resto do jogo?
Legal… Ainda falando em profissões, Star Citizen 3.0 vai trazer a base da economia do game, possibilitando pegarmos nossas primeiras missões e assumir as primeiras profissões do game, como transporte e comércio. Está certo que nesta primeira fase, teremos uma versão bem resumida delas, mas já é alguma coisa. Vamos ter a persistência dos créditos e quase que certamente, vamos ter a persistência do personagem no que diz respeito a danos na nave, além da persistência dos mísseis e munição.
Vocês acham que a CIG vai finalmente liberar as naves para serem alugadas com créditos ganhos ingame, ou a história do REC vai continuar? Afinal de contas, teremos tantas possibilidades que seria chato não poder testar todas as naves do jogo.
- O que você acha Comandante Sato?
- E você Almeida, acredita que o game vai ficar muito mais dinâmico agora ou acredita que a CIG ainda vai manter esta mecânica dentro de Star Citizen?
- E você SUPERCHAMPZ, você como jogador, ficaria chateado se a CIG restringisse o uso das naves meio que para incentivar o pessoal a gastar mais dinheiro no game, ou acha tranquilo esta questão. Afinal de contas, gasta quem quer?
Mudando um pouco de assunto agora, já foi mostrado em mais de um Around the Verse que em Star Citizen 3.0 já poderemos criar e customizar nossos personagens. A princípio, nas primeiras versões, será uma customização bem limitada, tendo apenas algumas opções de rosto, cabelo, olhos, mas que futuramente ela será muito mais rica neste sentido. Fora é claro a possibilidade de customizarmos nossos trajes espaciais e trajes de combate, que na minha opinião, conseguiu ficar ainda mais legal que a própria customização do personagem.
Esta modularização dos trajes foi algo que eu realmente gostei muito de ver, e ficou bem detalhado, o que me deixou bastante empolgado! E quanto a vocês, o que acharam desta nova mecânica.
- Almeida, gostou do que viu em relação a customização do personagem?
- E você Comandante Sato, qual foi sua primeira reação quando viu o ATV onde mostra o cara editando os trajes do personagem? Achou bacana o conceito apresentado?
- E você SUPERCHAMPZ, acha importante um game dar esta opção de customização do personagem? Acha que ficaria quanto tempo só nesta parte do game?
Show… Ainda falando em customização, desta vez das naves, a 3.0 vai permitir customizar também as naves, onde além de alterar o armamento dela, teremos a opção de trocar skins das naves. Bem mais para frente, a CIG vai liberar recursos para que possamos pintar de forma muito mais livre todo o casco de nossas naves, assumindo identidades únicas para um jogador ou clã.
Esta versão que teremos agora na 3.0 vai ser bem basicona mesmo, onde apenas aplicaremos skins as naves. Eu particularmente acho um pouco irrelevante isso, pelo menos até eu pegar minha Gladius e poder escolher uma pintura furiosa pra ela. E vocês, o que acharam deste recurso? Acreditam que futuramente a CIG vai criar um sistema de compra e venda de skins produzidas pelos próprios jogadores? Acha um caminho razoável a ser seguido?
- Você SUPERCHAMPZ, tem o costume de gastar em itens estéticos dentro do game?
- E você Almeida? Gostaria de ter uma Idris com o logo da Arca voando pelo universo do game?
- E quanto a você Comandante Sato, gostaria de ter uma nave personalizada especificamente para você?
Agora falando quanto ao netcode do game, algo extremamente polêmico. Acho que desde o lançamento da 2.0, a conexão com o game sempre foi um problema para nós jogadores. Desconexões, instâncias lotadas, limitações para criar parties, fora é claro o lag monstro do game e as brutas quedas de FPS durante a jogatina. Pessoal da comunidade de Star Citizen reclamou muito de tudo isso, onde a cada nova perfumaria que eles criavam, acabam reclamando que a CIG deveria estar focada em resolver o Netcode.
Parece que para a 3.0 vamos ter uma reformulação deste Netcode onde vamos ter mais jogadores por instância, provavelmente um consumo absurdamente menor de banda, e quem sabe, a chance de uma jogatina bem mais estável. Você acham mesmo que isso vai acontecer, ou no fim vamos acabar trocando um problema pelo outro?
- Começando desta vez por você Sato… O que acha disso tudo?
- E você Almeida, acredita que finalmente vamos ter um gameplay mais fluído, ou os problema vão continuar, se não piorar ainda mais?
- E você SUPERCHAMPZ, não sei o quanto consegue acompanhar do game, mas como tem sido o desempenho de Star Citizen na tua máquina?
E para finalizar nosso primeiro PODCAST, queria fazer a seguinte pergunta: Vocês acham que Star Citizen 3.0 vai ser um novo gás na comunidade do game a ponto dele ser comentado em revistas, blogs e tudo mais, chegando até mesmo a calar a boca da maioria dos haters, ou acham que apesar de muito boa, esta atualização ainda está bem longe de ser a que tanto esperamos?
Lembrando que hater pra mim não é o cara que fala mal do Star Citizen, até porque todos nós sabemos que o game tem sim seus defeitos. Hater pra mim é o cara que fala mal do game sem argumentos para debater, ou é aquele cara que simplesmente espalha ódio onde passa.
- E então Almeida, é agora que Star Citizen vai estourar a boca do balão?
- E você Sato, quais suas expectativas para o lançamento da 3.0?
- E SUPERCHAMPZ, qual teu nível de hype referente a Star Citizen 3.0?
Show galera!
Bom, acho que era isso!
Vamos finalizar aqui nosso primeiro PODCAST sobre Star Citizen, onde queria agradecer a participação de todos os convidados, porque sei que a vida ta mega corrida, e separar um tempo do dia, mesmo que curto, hoje em dia está bem complicado.
- Por isso SUPERCHAMPZ, manda teu abraço pra galera, e fala um pouco mais sobre teu canal.
- Sato, queria agradecer tua participação, e queria também que tu falasse um pouco sobre teu canal no Youtube, a Integração Galática, e sobre o grupo no Facebook para juntar os fãs do game.
- E Almeida, é sempre um prazer ter tua participação nestes debates. Manda um abraço aí para o pessoal e aproveita e fala um pouco mais da Corporação Arca e do trabalho que fazem por lá.
Blz! Então, vamos finalizando por aqui, queria deixar um abraço a todo mundo que participou até agora da nossa live, desejar um bom final de semana e um bom descanso a todos!
Grande abraço pessoal! Até mais!