Star Citizen PODCAST#2 – Polêmicas sobre atrasos e novas mecânicas

7 views
0

Daew, Borgotchongo na área, e comente ai no chat quem também acha que mamilos são polêmicos

Sabe porque? Porque hoje nós vamos ter mais um episódio do nosso PODCAST mensal

ASSUNTO DESTA SEMANA: Polêmicas sobre Star Citizen 3.0 e novas mecânicas

E para debater comigo sobre este assunto, eu vou contar com a participação de 3 ilustres convidados.
Primeiramente, gostaria de mandar um salve para meu grande amigo Sato.
– Para quem ainda não conhece o trabalho dele, ele foi um dos criadores do grupo no facebook chamado Star Citizen Brasil, responsável por acolher a comunidade brasileira do game, tirando dúvidas e abrindo espaço para discussões relacionadas ao game. Ele também tem um canal no Youtube chamado Integração Galactica, com foco em gameplays de games espaciais.

Queria mandar um salve também para o Comandante Almeida
– O Comandante Almeida é um dos criadores da Corporação Arca, onde ele ajuda a gerenciar a corporação, dando treinamento para os pilotodos novatos, além de disponibilizar um local para que o pessoal possa se encontrar para marcar algumas jogatinas.

E hoje, como convidado especial, queria mandar um grande salve para meu amigo MiseryCop! E ai cara, como está?
– O MiseryCop tem um canal no Twitch, onde transmite gameplays variados, mas com foco principal em jogos espaciais. Ele também tem um canal no Youtube onde disponibiliza o replay destas lives para o pessoal.

LEMBRANDO QUE TODOS ESTES LINKS EU VOU DEIXAR NA DESCRIÇÃO DO VÍDEO! BLZ?

Bom, o tema que vamos debater hoje era para ser apresentado apenas no próximo mês, MAS, provavelmente até lá ou já teremos Star Citizen 3.0 quase em nossas mãos, ou teremos uma comunidade enfurecida! TRAGAM AS FOICES E AS TOCHAS… QUEIMEM ELES!!! Então, acompanhando várias discussões no Facebook, resolvi adiantar este tópico para este mês, onde tive a ideia apenas a 2 dias atrás… Por isso pode ser que algumas coisas saiam no improviso aqui.

A ideia com este podcast pessoal, não é nem defender cegamente o game, pois aqui não tem nenhum fãboy de Star Citizen. A ideia é trazermos as principais reclamações da comunidade para a discussão e debater sobre alguns pontos. Vamos falar sobre os atrasos, recursos novos e também sobre a aparente falta de escopo do projeto.

###############################################################

Mas eu quero começar o podcast falando sobre assuntos leves… para descontrairmos um pouco antes da tormenta! O QUE FOI AQUELE ATV MOSTRANDO O NOVO SISTEMA DE DESTROÇOS DE NAVES! Caraca meu… aqui foi muito legal! Provavelmente foi um dos conteúdos mais legais que vi ultimamente dentro do ATV. Claro que perde para o ATV que mostrou a criação dos sistemas solares e planetas, mas este foi muito interessante. Eles comentaram que provavelmente toda nave grande vai ser possível de ser encontrada destruída na superfície de um planeta, ou até mesmo no espaço, e que poderemos ver elas da atmosfera do planeta.

O que vocês acharam deste novo recurso?

  • Começando o papo com você Almeida
  • E você Sato, o que achou desta nova mecânica de gameplay?
  • E você Misery, que está acompanhando a produção do game, como um bom explorador que é, o que você achou desta nova mecânica de poder explorar naves caídas em diferentes locais pelo universo?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • 80% das naves não terão nada de interessante, só 20% vai ter algo de útil
  • Será que naves de players vão fazer parte desta mecânica, ou será algo exlusivo criado pelas equipes de arte
  • Quanto tempo será que os destroços de uma nave de um player vão continuar disponíveis em uma instância

###############################################################

E os destroços de naves nos linkam diretamente para o nosso segundo tópico de hoje que é a exploração de planetas. Com as ferramentas de edição de planetas e sistemas solares já bme avançadas, a CIG parece estar conseguindo criar um conteúdo bem interessante para os jogadores ávidos por exploração. Mas a grande preocupação da comunidade do game é saber se estas ferramentas vão criar planetas interessantes de serem explorados, ou se vamos ter lugares vazios em sem conteúdo, apenas para ficarmos vagando.

Acho que o pessoal tem um pouco de medo que Star Citizen se torne um game com mecânicas semelhantes a de NMS, onde apesar de uma grande quantidade de planetas para serem visitados, não há muita coisas de serem feitas. Claro que a 3.0 não é nem de perto o jogo que foi prometido por Chris Roberts, onde provavelmente teremos muito mais conteúdo do que foi apresentado até agora.

Mas mesmo assim, o que vocês acham que poderemos fazer nos planetas quando Star Citizen 3.0 for lançado?

  • Começando desta vez por você Sato
  • E você Misery, que jogou bastante NMS e recentemente começou a jogar Elite, o que você acha que vai ser possível fazer quando pudermos andar pela superfície dos planetas em Star Citizen
  • E você Almeida, o que espera conseguir fazer quando liberarem a atualização

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • 15h para cruzar uma lua de ponta a ponta
  • Será que Levisk já será liberada na 3.0
  • Será que o clima já vai afetar o personagem ou é algo mais para o futuro

###############################################################

Falando em planetas vazios, não podemos esquecer que teremos também a questão dos postos avançados na superfície dos planetas. Da para notar claramente que a CIG vem trabalhando pesado em ferramentas que ajudem a acelerar o processo de criação dos ambientes. Já temos o SolEd para criação e gerenciamento dos sistemas solareas, temos o PlanEd que é para edição dos planetas, e dentro do PlanEd vamos ter ferramentas para criação de estradas, destroços de naves e também os postos avançados.

Mas o que realmente poderemos fazer dentro deles? Eu sei que teremos postos avançados para mineração, para hidroponia, além de locais de emergência caso você precise de abrigo. Vamos ter também postos avançados abandonados e ou tomado por piratas, além de alguns deles fazerem parte de alguma missão.

Mas tudo bem… o que será que poderemos fazer nestes locais?

  • Começando desta vez por você Misery. Com tantos locais para serem explorados, o qe espera conseguir fazer nestes postos avançados?
  • E você Sato… tem mais informações sobre as funções que cada um dos postos avançados vai possuir?
  • E você Almeida, o que espera encontrar nestas construções?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • Eles tem bem a cara que de uma hora poderão ser construídos pelos próprios players
  • A CIG já falou que só não libera para os jogadores porque é difícil de mantê-los através das instâncias do game

###############################################################

Também não podemos esquecer de uma mecânica muito importante que estará presente agora na 3.0, que é a mecânica dos itens 2.0. Ela vai permitir uma maior interação nossa, no caso, os players né, com os itens do game. Então a cabine da nave vai ter botões clicáveis, nós vamos ter finalmente o menu de contexto para decidir qual ação tomar em uma interação, entre tantas outras coisas legais.

O interessante é que o sistema de itens 2.0 promete trazer ainda mais imersão ao jogo, já que para controlar sua nave, agora existirão ações específicas, como ligar os escudos, ligar motores, direcionar energia da nave, ejetar, e tudo isso vai ser clicável. Claro que o universo do game vai seguir esta mesma linha para outras ações, como airlocks, portas, quiosques, entre tantos outros objetos.

Mas me pergunto: Este sistema de itens 2.0, será que ele não vai deixar a pilotagem da nave muito burocrática? Se antes tínhamos todos os controles ao alcance de 1 clique, será que agora não vai deixar a pilotagem muito mais complexa… talvez até de forma desnecessária? Ou será que para a nave, teremos botões de atalho para funções principais?

  • Começando dessa vez por você Sato. Como acha que vai ser o sistema de interações para as naves e o resto do universo do game?
  • E você Almeida, acha que especificamente para as naves, o sistema de itens 2.0 pode acabar atrapalhando o gameplay?
  • E você Misery, prefere poder interagir com todos os botões da nave, ou acha que para estes casos, melhor mesmo é ter o controle diretamente no teclado?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • Parece que ouvi uma vez comentários a respeito de que para pilotagem, teríamos o controle da nave sem precisar ter que clicar em tudo
  • Para as ações extras dentro da nave, aparentemente vai tornar o gameplay ainda mais divertido

###############################################################

E para explorar a vastidão dos planetas, apesar de conseguirmos fazer isso usando as naves, teremos a nossa disposição alguns veículos terrestres. Até foi liberado na CitizenCon de 2016 um gameplay onde a nave não conseguia ir até certos pontos do planeta por causa de anomalias atmosférias. Realmente não sei se isso já vai fazer parte da próxima atualização. Não foi informado nada a respeito se a CIG vai criar alguma mecânica para forçar a exploração terrestre. De qualquer forma, nesta última semana que passou, foi liberado mais um veículo para aquisição, sendo o Tumbril Buggy.

Como sempre, o layout dos veículo que a CIG cria são espetaculares, eu particularmente curti pra caramba, o que aumentou ainda nossas opções para explorarmos a superfície de um planeta.

E quanto a vocês, o que acharam dessa nova adição que a CIG fez aos veículos terrestres

  • Começando por você Almeida
  • E você Sato, já tem preferência por algum deles?
  • E você Misery, Se tivesse que ter um, qual escolheria?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • Modelos disponíveis
    • Modelo padrão consegue fazer cargo
    • Modelo TR tem uma arma instalada
    • Modelo RN serve para reconhecimento
    • Modelo AA serve para abater caças
    • Modelo RC serve para corridas
  • Muitos comentaram que não comprariam nenhum dos modelos, pois não servem para muita coisa
  •  Corrida tem a NOX
  •  O size dos mísseis não abater uma nave como uma Sabre
  • Cargo provavelmente vai ser pequeno
  • Talvez só a de reconhecimento seja legal
  • MAS SERÁ SUPER LEGAL FAZER CORRIDAS DE CARRO COM ELA.

###############################################################

Mudando um pouco de assunto agora, vamos começar a falar sobre o novo sistema de missões dentro do game. Finalmente vamos parar de ouvir a moça lá do ICC Probe, ou se as missões dela continuarem, pelo menos vamos ter outras para fazer uma contra-parte, até porque eu já não AGUENTAVA MAIS ELA! Sério, foi quase 1 ano só tendo acesso as missões em ICC. Mesmo com a implementação da versão 2.6 e a entrada de novas missões, tínhas apenas ela como mission giver, e sempre as mesmas tarefas a serem realizadas.

Agora na 3.0 teremos Miles Eckhart como mission giver, entregando missões tanto para os jogadores normais quanto para os fora da lei, fiquei sabendo também que existe a possibilidade de entrar mais um personagem novo responsável por nos repassar as missões, e provavelmente ainda vão ter missões que você receberá por mensagem, como foi a missão em Covalex. Vai ter muito mais vida e o que fazer dentro do universo proposto para a 3.0.

Por isso queria saber de vocês, quais missões vocês acham que teremos disponíveis após o lançamento da próxima atualização.

  • Começando por você Sato. Quais missões você acha que estarão disponíveis para nós, e quais você gostaria de fazer?
  • E você Almeida… quais missões vocês acredita que vão estar disponíveis dentro do universo proposto para a atualização 3.0?
  • E você Misery, quais missões gostaria de fazer caso o game fosse lançado hoje?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • Mesma missão para múltimos jogadores
  • Já vai estar contanto a reputação do jogador
  • Dependendo da reputação do jogador, ele terá acesso a diferentes tipos de missões.

###############################################################

E para ligar tudo isso ao universo do game, tanto na questão da explortação, quanto na questão de missões, vamos ter rodando já em Star Citizen 3.0 a base da economia dinâmica dentro do game. Esta é aquela mecânica que tanto esperamos, onde as ações dos jogadores vão influenciar diretamente o preço dos itens vendidos.

Quer dizer que se ArcCorp estiver precisando de Titânio, e piratas intervirem diretamente nesta rota comercial, o preço do Titânio vai acabar subindo, justamente porque o estoque desta matéria prima esta baixando. Ou seja, a economia do game vai ser baseada na lei da procura e oferta de itens. Este vai ser um passo mega importante para o desenvolvimento do projeto.

Para vocês que estão acompanhando Star Citizen a mais tempo, ou até mesmo para quem joga outros games no geral, qual a expectativa em relação ao lançamento da base da economia dentro do game. Acham que já vai dar para ter uma boa base de como o game vai ser no futuro, ou acreditam que por ser a primeira experiência dentro do desenvolvimento do projeto, vamos ter muitos ajustes ainda pela frente.

  • Primeiro você Sato, o que você está achando da mecânica proposta pela CIG para economia do universo do game?
  • E Você Almeida, o que espera para esta primeira implementação. Quais são suas expectativas?
  • E você Misery, que já jogou vários outros MMOS, o que está achando do conceito de economia dinâmica do game?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • A CIG falou que a partir da 3.0 não vai fazer mais tantos wipes, justamente para manter a persistência e testar a economia do game
  • Os créditos ganhos nesta etapa do game não ficarão por definitivo em nossas contas, sendo zeradas a qualquer momento

###############################################################

Agora sim nos finalmente vamos entrar na parte polêmica do nosso Podcast. Eu quis começar falando sobre as mecânicas do jogo, justamente para mostrar o que teremos a partir da atualização 3.0, e que foi bastante coisa produzida até o momento. A grande questão é que todas estas mecânicas propostas para Star Citizen precisam de tempo para serem produzida. Nós estamos em uma etapa em que os Devs esao criando loucamente, ferramentas para agilizar a criação de conteúdo para o jogo.

Como foi comentado anteriormente, eles já tem em mãos a SolEd, para criação e gerenciamento de sistemas solares, tem também a PlanEd, para edição dos planetas, e dentro da PlanEd ainda temos ferramentas de criação de estradas, destroços de naves, postos avançados, clima, atmosfera e por aí vai. Só que a curva para o tempo de implementações tende a ficar grande nesta fase do projeto, pois nós como jogadores não vemos o que está sendo visto, pois são coisas que só os devs conseguem usar.

Mas a tendência é isso mudar mais para frente, onde depois de prontas, vamos ter conteúdo novo muito mais seguido. Só que isso afeta demais a comunidade do game, uma vez que a CIG não consegue nos entregar prazos confiáveis de suas atualizações. Tanto que está muito visível a divisão da comunidade brasileira em reção ao game. Hoje, nós temos 2 grupos bem distintos, sendo o pessoal que defende o game e aceita as quebras de prazos, e aqueles que já não aguentam mais a prorrogação na entrega das atualizações.

Diante deste cenário, gostaria de saber de vocês, qual a opinião que vocês tem em relação ao que a CIG está fazendo hoje, e como ela está tratando os prazos do projeto.

  • Começando por você Almeida. Qual sua opinião sobre os prazos que a CIG pratica, e seus constantes atrasos na entrega de suas atualizações?
  • E você Misery. Sei que está acompanhando mais de longe o desenrolar desta história, mas o que acha dos constantes atrasos do projeto nesta fase atual do desenvolvimento?
  • E você Sato… Qual sua opinião sobre as constantes quebras de prazo do proejeto?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • (MANDAR UM ABRAÇO PARA O IVAN DO FACEBOOK SE FOR POSSÍVEL)
  • (MANDAR UM ABRAÇO PARA O TIAGO MARICATE DO FACEBOOK SE FOR POSSÍVEL)
  • O Ivan comentou algo lá no facebook que me fez pensar logo após ouvir alguns informações meio que pertubadoras sobre o game, mas isso vamso falar mais adiante, mas ele falou que antes teríamos apenas planetas estéreis para explorar, ou planetas muito parecidos com os encontrados em Elite e NMS. E com esta implementação, teremos planetas com muito mais vida e coisas para se fazer. Será que estes atrasos não são o custo a ser pago para termos algo inovador dentro da indústria dos games.
  • Também li um comentário do Tiago Maricate onde ele fala que já foi desenvolvedor de jogos, e a medida que o projeto vai evoluindo e o tempo vai passando, novas tecnologias vão sendo encontradas e soluções mais inteligentes vão aparecendo. E isso faz com que eles mudem constantemente como o projeto vai sendo feito.

###############################################################

E para deixar a comundiade do game ainda mais separada, a venda de veículos e novas naves dentro do site NUNCA PARAM. Já vi mais de uma vez alguém comentar que as atualizações sempre atrasam, mas as vendas não. Este é um sentimento que vai ficando cada vez mais forte já que a CIG mantém fiel a venda de seus conceitos, mesmo depois de terem arrecado muito grana para o projeto, e mesmo estando bem atrasados em relação ao desenvolvimento.

A comunidade do game já está começando a ver isso como uma maneira de ficar arrecadando dinheiro de forma infinita, uma vez que mesmo eles atrasando, o pessoal vai continuar comprando o que eles criam. É como se Star Citizen se tornasse uama máquina de fazer dinheiro sem ao menos ter um jogo completo para isso.

Inclusive já ouvi comentários falando para demitir todo mundo do setor criativo e remanejar esta vagas tudo na programação, para acelerar o processo de produção do game. Este é um indicativo muito forte de que uma boa parte da comunidade já perdeu a paciência com a CIG, ou não está acostumada a acompanhar desenvolvimentos coletivos como este.

Então, a ideia aqui é debatermos principalmente este ponto, e complementar o tópico passado onde falamos sobre atraso, para tentar esclarecer algumas dúvidas sobre desenvolvimento de games e também sobre desenvolvimento compartilhado.

  • Misery, você já chegou a acompanhar outros projetos compartilhados ou esta é sua primeira experiência?
  • E você Sato, acha mesmo que Star Citizen virou uma máquina de fazer dinheiro, ou tem uma opinião diferente sobre o assunto?
  • E você Almeida, Qual sua oponião sobre a contínua venda de veículos dentro do projeto, enquanto ele tem constantes atrasos?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • Na boa, eu acredito que a comunidade do game está anciosa demais a espera de atualizações de um game que ainda está em fase alpha.
  • Concordo que a CIG tem defeito gravíssimos no que diz repeito a definição de prazos, mas historicamente falando, suas atualizações sempre valeram a espera.
  • O que Chris Roberts que trazer para nós jogadores, é uma experiência de jogo jamais vista atualmente em games espaciais, e para isso requer tempo e dinheiro.
  • A única coisa que realmente me preocupa é que ele continue com esta sede por dinheiro depois do lançamento oficial do game, transformando ele em um Pay to Win. Isso sim me deixa um pouco preocupado.

###############################################################

O que muita gente vem falando, é que Chris Robets vem perdendo o escopo do projeto, fazendo frequentes alterações naquilo que já tinha sido definido. Antes teríamos lá nossas naves e os 100 sistemas solares para navegar, provavelmente com planetas gerados proceduralmente contendo apenas alguns elementos dentro deles para serem explorados.

Daí surgir a grande ideia de componentizar as naves e deixar seu funcionando ainda mais complexo. Isso foi feito para deixar o gameplay muito mais cooperativo, fazendo com que os jogadores tenham que trabalhar juntos para entrar em combates com naves multi-tripuladas e fazer consertos no meio do combate. Depois veio a questão da geração procedural de postos avançados na superfície dos planetas. Mais tarde tivemos a questão dos destroços de naves, assunto que debatemos láaaaa no início deste podcast. E agora, ficamos sabendo da possibildiade de termos cidades procedurais dentro do game.

Eu fico aqui só imaginando como isso vai funcionar. Inicialmente era para os planetas terem apenas algumas landing zones disponíveis, onde os jogadores iriam pousar nelas e andar por cidades feitas pelas equipes de arte do jogo. Até acho que as cidades procedurais não vão funcionar do jeito que muitos estão imaginando, criando lugares para se explorar. Acho que vai ser apenas algo visual para popular um planeta com construções para dar a impressão de estar voando sobre uma grande metrópole.

De qualquer jeito, parece a CIG está sempre inventando uma moda nova, o que acaba atrasando mais e mais sua produção. Mas em 4 anos de desenvolvimento, muita coisa pode mudar. Soluções mais inteligentes aparecem, tecnologias novas ao criadas, e por ai vai.

A grande questão é: Chris Roberts está mesmo saindo do escopo proposto inicialmente para Star Citizen?

  • Primeiro você Almeida. Acho que o Chris Roberts se perdeu no desenvolvimento do game?
  • E você Sato, acha que o Chris Roberts perdeu o rumo das casa, ou tudo isso faz parte do projeto?
  • E você Misery, com toda esta ância que a comunidade do jogo está, acredita que eles tem razão no que falam?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • Tenho visto a criação de muitas ferramentas para ajudar a criar de forma mais rápida, conteúdo para o universo do game.
  • Me preocuparia se eles mudassem coisas Morte Permanente e a questão dos créditos Ingame, tornando Star Citizen um jogo Pay to Win.
  • Isso sim me deixaria muito preocupado e mudaria o contexto do jogo de forma bem drástrica.

###############################################################

Outra grande polêmica que ocirreu agora a alguns dias, foi o vazamento de uma informação falando que Star Citizen teria seu universo REDUZIDO quando fosse lançado, devido a todas as mecânicas novas que foram implementadas. Comunidade do game praticamente teve um infarto do MIOPEDRO com essa informação, onde uma enxurrada de comentários negativos bombou nas mídias.

Ainda bem que temos pessoas informadas que saem atrás de esclaressimento. Até foi o Ivan lá do grupo Star Citizen Brasil que trouxe este esclaressimento, onde um cara da própria CIG comentou sobre o assunto. Ele falou que isso uma má interpretação das informações recebidas. Na verdade foi perguntado para Chris Roberts quantos sistemas esperamos ver QUANDO O GAME ESTIVER EM UM ESTÁGIO ONDE AS PRINCIPAIS MECÂNICAS DO JOGO ESTARÃO COMPLETAS E PRONTAS PARA O USO DOS JOGADORES.

Na verdade, foi perguntando o que vamos ter a disposição quando Star Citizen alcançar sua fase beta de desenvolvimento, com a experiência de jogo o mais próximo do que teremos em seu lançamento. Chris Roberts não tem nenhuma intensão em reduzir o universo do jogo para seu lançamento, mantendo os mais de 100 sistemas solares como previsto.

Só que popular tudo isso vai levar tempo, até porque o escopo do projeto aumentou bastante desde seu anúncio em 2012. Agora teremos Tecnologia Planetária, mudança do game de 32 bits para 64, aumentando imensamente a área de exploração do universo do jogo, fora tantas coisas coisas que graças ao avanço da tecnologia, puderam ser implementadas em Star Citizen.

E esta informação me fez refletir sobre uma coisa: Vocês, como jogadores que estão participando de um projeto crowdfounding, e que tem acesso as atualizações dele… O QUE PREFEREM:

Preferem que ele demore mais do que o previsto mas entregue algo muito superior do que foi planejado inicialmente, desde que tenhamos acesso a estas atualizações, OU… preferem que Chris Roberts pare de ficar inventando moda e lance de uma vez o game, e com o tempo, vá criando DLCs para espandir o universo do jogo com novas mecânicas e novos locais para serem explorados.

  • Começando desta vez por você Sato.
  • E você Almeida, qual sua posição sobre estas constantes alteações de escopo.
  • E você Misery, que ainda observa o game de uma distância segura (PELO MENOS POR ENQUANTO…), aceita esperar mais tempo para ter uma experiência de jogo enriquecida, ou prefere ter o game já em mãos e ir recebendo melhorias através de DLCs?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • Chris Roberts já falou que não tem como lançar certos tipos de conteúdo em DLCs se a base do game não for bem sólida
  • Ele falou que vai levar o tempo que for para entregar a melhor experiência de jogo para a comunidade do game
  • Está criando um game que tenha uma vída útil de mais de 10 anos

###############################################################

E para finalizarmos aqui com nosso Podcast do mês de julho, eu tenho uma última pergunta para vocês todos. Depois de falarmos sobre a constante venda de veículos para arrecadar dinheiro enquanto o game passa por constantes atrasos, depois de falarmos também sobre todas as novas tecnologias que estão sendo implementadas a cada mês que passa, da mudança do tamanho do escopo do projeto e também do posicionamento do Chris Roberts em relação ao seu projeto, queria saber:

VOCÊS ESTÃO DE ACORDO COM AS ATITUDES TOMADAS PELA CIG NO QUE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO?

  • Queria começar primeiro com você Misery, que ainda não jogar constantemente o game e por isso tem uma visão muito mais neutra que nós que estamos imerso no universo do jogo.
  • E você Almeida, concorda com o atual posicionamento da CIG?
  • E você Sato, o que acha de tudo isso que falamos até agora?

PONTOS DE DEBATE (apenas para lembrete) ###

  • Bom, apesar de toda esta turbulência que estamos enfrentando devido a possível proximidade da 3.0, eu ainda acredito firme e forte no desenvolvimento de Star Citizen
  • Nunca esperei que ele fosse entregue em pouco tempo, até porque depois que entendi a escala do game, sabia que ele demoraria bastante tempo para ser lançado
  • E como estamos jogando um game em fase alpha, eu aceito a maioria dos argumentos passados pela CIG.
  • Meu posicionamento só vai mudar depois do lançamento de Star Citizen 3.0, pois aí sim saberemos se a espera valeu apena
  • Jogos espaciais normais tem em todo o lugar… se eu quisesse jogar a mesma coisa que já existe no mercado, compraria uns 3 ou 4 título que tenho em mente e pronto.
  • O que espero de Star Citize é justamente que ele seja diferente destes 3 ou 4 títulos.

###############################################################

Bom gamera, acho que era isso! Queria agradecer a participação de todos vocês no Podcast, os bate papo são sempre muito legais, e acima de tudo, trazem muita informação para a comunidade do game. Eu conheço o Sato e o Almeida a tempos já e sei que nenhum deles é fãboy do game, tanto que várias vezes já se posicionaram contra alguns pontos do desenvolvimento do projeto. Agora, o que complica para nós é aceitar discussões que não usam argumentos válidos para justificar pontos negativos que são lançados.

Por isso que estamos aqui hoje, para debater e trazer informações relevantes a comunidade do game.

Blz?

Então antes de fecharmos aqui o Podcast queria abrir um espaço para que o pessoal fale um pouco mais sobre seus projetos e convide o pessoal a conhecer mais sobre eles.

  • Por isso Misery, fale um pouco mais sobre seu canal no Twitch e também no Yoube… Fale sobre o conteúdo que você produz.
  • Almeida, é sempre um prazer ter você participando das minhas lives. Queria que falasse um pouco mais sobre a Corporação Arca e como fazer para se tornar parte dela.
  • Sato, queria agradecer imensamente tua participação no Podcast, tu já é de casa a tempos! Fala aí um pouco mais sobre o grupo no Facebook que você ajuda a gerenciar e sobre outros projetos que tem trabalhado.

###############################################################

Galera, queria mais uma vez agradecer a participação de todos vocês na live de hoje, no nosso podcast mensal sobre Star Citizen, e queria agradecer também a todos os inscritos que nos acompanham até agora, particando no chat lá do Twitch. Blz?

Um grande abraço a todos é até mais!

###############################################################

—————————————————————–
### TÓPICOS PARA LEMBRAR ###
—————————————————————–

  1. Destroços de naves
  2. Exploração dos planetas
  3. Postos avançados
  4. Itens 2.0
  5. Tumbril Buggy
  6. Novo sistema de missões
  7. Mecânica de economia dentro do game
  8. Atrasos
  9. Venda de veículos
  10. Falta de escopo no projeto
  11. Teremos apenas 5 a 10 sistemas do lançamento do game
  12. Vocês concordam com as atitudes tomadas pela CIG
About author
Giancarlo Rosa

Borgotchongo

Desenvolvedor WEB, ciclista, PCista (não sou fanboy, só acho que o PC é melhor que todas as outras plataformas), mas principalmente, aficionado por games, sou fundador do site JogandoAgora e também do GameIntro. Curto games com um bom enredo e também gosto de discutir (bater boca mesmo) com meus amigos sobre campanhas single player, e de vez em quando, ganhar algumas partidas multiplayer dos meus filhões, afinal de contas, humildade bem acima de tudo. Jogos preferidos: StarCraft 2, Xcom, Mass Effect, Gears of War, Battlefield.

Your email address will not be published. Required fields are marked *