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Daew, Borgotchongo na área, e hoje eu queria saber quem ai vai lutar junto comigo pelos direitos trabalhistas.

Sabe porque? Porque estou Jogando Agora Star Citizen.

No vídeo de hoje eu vou falar um pouco mais sobre as principais profissões que estarão presentes dentro do universo do jogo.

Então não esqueça de ter em mãos sua carteira de trabalho, o certificado de piloto e de dar aquele joinha pra fortalecer o canal.

Blz? Boralá?


Introdução

Star Citizen será um game de simulação espacial separado basicamente em 2 componentes principais: MMO e Campanha Single Player.

No modo singleplayer, você irá assumir a perspectiva de um piloto do esquadrão 42, prestando carreira no serviço militar.

Já o MMO vai dar muito mais liberdade de escolha, claro, seguindo o contexto do game.

— Star Citizen segue basicamente a mesma mecânica de outros jogos do mesmo gênero, trazendo uma profundidade imensamente maior para suas profissões.

Isso porque, outros jogos focam seu universo em 3 pilares principais: Exploração, Comércio e Combate.

Mas qual vai ser o grande diferencial do game?

— A resposta pode ser resumida em apenas 1 palavra: Complexidade.


Conceito de profissões dentro do universo do jogo

Jogos espaciais sempre tiveram um tratamento muito superficial com as profissões.

Com uma mecânica chata de ATACAR um mineral para que ele apareça misteriosamente em seu setor de cargas, obrigam o jogador a repetir horas o mesmo tipo de tarefa para conseguir juntar algum lucro dentro do game.

Mas Cris Roberts quer mudar isso aumentando ao máximo a experiência de imersão dos jogadores.

Então, ele resolveu combinar naves multi-tripuladas com profissões bem mais complexas, a fim de criar tarefas que exijam habilidade e trabalho em equipe.

Por isso, hoje vou falar sobre as principais profissões do game e tentar passar um pouco da profundidade que o universo de Star Citizen vai possuir.

Claro que devido a complexidade delas, não vou poder me aprofundar muito no assunto.

Mas prometo que após o lançamento do game, faço um vídeo detalhando cada uma delas. Tranquilo?

Exploração – Os descobridores do universo

Exploração é uma coisa que sempre me chamou muito a atenção. Fazer descobertas ao estilo Star Trek é uma coisa muito legal de se fazer.

Claro que isso já acontece na maioria dos games espaciais, só que Star Citizen quer ir além.

— Uma coisa que já foi dita é que cada sistema solar vai ter 70% de área inexplorada. Significa você terá muitos lugares para conhecer.

Então, em suas viagens, você poderá descobrir por exemplo, um cinturão de asteroides contendo elevados níveis de minérios.

Esta localização poderá ser vendida para a empresa que pagar mais, ou, se preferir, poderá repassar para um amigo seu e dividirem os lucros.

A diferença é que empresas pagam royalties pela exploração.

Também será possível encontrar bases ou estações em asteroides, podendo explorar a pé.

Outra coisa muito interessante que vai ser possível fazer, é virar um guia espacial.

Devido aos poderosos sensores das naves de exploração, vai ser possível guiar outras naves através em áreas tóxicas, como as conhecidas nebulosas.

Em relação a combate, naves exploradoras poderão ser enviadas na frente para averiguar a situação.

Também vai ser possível localizar e repassar informação da posição de naves inimigas ou até mesmo, de piratas procurados.

Agora, o mais legal vai ser encontrar itens raros espalhados pelo universo.

Só para ter uma ideia, será possível encontrar Bengal Carriers necessitando de reparo. que são uma das maiores naves de combate do game.

Tanto que não estão disponíveis para o público civil, sendo de uso exclusivo da UEE.

Depois de localizada, você poderá repassar esta informação para o mecânico que for pagar mais.

Também será possível encontrar naves de players, e até mesmo naves alienígenas abandonadas, onde algumas delas poderão ser exploradas a pé.

— Ainda não sei ao certo como essa mecânica vai funcionar, mas planetas contendo tesouros ou artefatos alienígenas muito antigos também poderão sem encontrados.

É possível termos um cenário parecido com No Man’s Sky, onde iremos catalogar novas espécies encontradas em planetas.

E por fim, se você encontrar um novo planeta, ou até mesmo um novo sistema solar, você poderá nomeá-lo.

Mineração – Transformando rocha em dinheiro

Star Citizen está vindo para quebrar com o conceito simplista de mineração apresentado atualmente por outros games.

Isso porque a aventura já começa levando sua nave para os melhores pontos de extração, já que estão localizados no centro dos cinturões de asteroides.

Então será preciso muita habilidade para guiar sua nave até lá, sem que ela acabe sendo danificada ou até mesmo destruída.

Mineração será um trabalho extremamente perigoso, uma vez que cada asteroide possui um tipo diferente de material.

Por isso, se você tiver uma tripulação inexperiente, o minerador poderá aplicar mais energia do que o asteroide pode absorver, causando tremores sísmicos suficiente para fazer com que o asteroide literalmente exploda, matando toda uma tripulação.

Falando em tripulação, a combinação de naves multi tripuladas junto com uma tarefa extremamente complexa, vai exigir muita habilidade e trabalho em equipe dos jogadores.

Começando pelo piloto, como já comentei anteriormente.

Depois, para naves maiores, vai ser preciso um operador de Scanner, que é o responsável por descobrir o material de cada asteroide.

Vai precisar também de um operador de feixe, que geralmente é o segundo em comando na expedição de mineração.

Ele fica responsável por controlar o braço que lança o feixe de energia no asteroide.

Ele é quem dita a potência de saída do feixe, tendo a responsabilidade de manter a precisão da ferramenta e não aplicar mais energia do que o necessário.

Temos também o operador de carga, que é o responsável por atrair os fragmentos de asteroide e diminuí-los em tamanhos menores

E, para naves que possuem refinaria junto, tem também o operador de refinaria, que ficará responsável por separar os minérios bons da sujeita.

— Naves menores terão o processo bem mais resumido, mas provavelmente não terão capacidade de minerar asteroides muito grandes.

Ainda não foi confirmado, mas depois das últimas imagens conceito na MISC Prospector, a nave minerador de um único tripulante, parece que também será possível minerar na superfície de planetas.

Mecânico – Mantendo o universo sempre em funcionamento

Para falarmos sobre mecânica, primeiro precisamos conhecer o sistema de danos de cada nave.

Ele vai ser altamente modularizado, danificando diferentes partes dependendo de onde você é atingido.

E não é só o casco de sua nave que sofre, mas também, vários componentes internos.

Então vai ser bem comum ter sua nave atingida e então um motor deixar de funcionar, pois acabou cortando a alimentação de energia.

Ou ter sistema elétrico danificado, perdendo algumas funções de sua nave.

É ai que entram os mecânicos.

Primeiramente, mesmo que você leve sua nave a um NPC, ela não será arrumada instantaneamente.

Já o player, vai ter que conhecer muito bem os materiais que tem em mãos, pois cada um deles terá uma temperatura diferente de fusão.

Então, para realizar o concerto da nave, primeiramente será necessário remover todos os elementos danificados.

Com a área limpa, deve-se arrumar todos os subsistemas que foram afetados com o impacto.

Feito isso, você terá que refazer o frame base da peça, e depois soldar os novos materiais ao casco da nave.

Dependendo da habilidade do mecânico, ou da qualidade dos materiais usados, mesmo completando com êxito esta tarefa, sua nave não alcançará os 100% HP.

Isso porque quanto pior for o material usado, pior ficará o concerto.

E se você não tiver um mecânico habilidoso em mãos, quanto melhor for o material, mais difícil vai ser de acertar o ponto de solda dele.

Transporte e Comércio – Fazendo a roda da economia girar

Assim como na mecânica, para falarmos de comércio e transporte, será preciso primeiro entender como vai funcionar a economia dentro do game.

Basicamente, NPCs e jogadores estarão negociando itens a todo o tempo, afetando em tempo real a lei da procura e da oferta, interferindo direto nos preços dos produtos e matérias primas.

Chris Roberts quer trazer para o game o conceito de economia viva.

Planetas com vida social ativa, vão possuir vários tipos de serviços e lojas, necessitando sempre de matéria prima e outros produtos.

Isso vai criar uma demanda onde pilotos com visão de negócio poderão se dar muito bem, dependendo da situação.

Imagine que um planeta necessita de 100 mil unidades de aço, 20 mil unidades de explosivos e mais 200 mil unidades de combustível, entregues todos os dias.

Vão existir NPCs fazendo o transporte para manter a economia sempre rodando, e mesmo assim, vai ter muita demanda de trabalho para os jogadores.

Então, se estiver sobrando aço nos estoques, por exemplo, obviamente seu preço de venda vai baixar.

Mas, caso alguns dos itens esteja em falta, seu preço vai subir.

É ai que entra a veia comercial do jogador, procurando planetas que possuem este item mais barato, para comprar e revender a um preço mais elevado.

— Fora compra e venda de itens, ainda vão existir trabalhos como Transporte comercial de passageiros, catadores de sucata, transporte militar, ou até mesmo, transporte de itens raros encontrados por exploradores.

Vai saber…

Como praticamente todas as outras profissões dependem de transporte, podemos dizer que esta é uma das profissões mais importantes dentro de Star Citizen.

Segurança – Protegendo seu bem mais valioso

Agora, pra quem curte um bom combate, vamos falar de segurança e escolta.

Imagine uma nave como a Hull E cruzando o espaço carregando praticamente 100 mil unidades de carga.

É um prato cheio para qualquer pirata.

Por isso, nestes casos será necessário ter consigo uma boa escolta armada para garantir a segurança da carga.

Ainda não se sabe muito bem como vão funcionar os contratos dentro do game, mas é certo dizer que escolta vai fazer parte dos custos do transporte.

É bem possível que seja separada uma porcentagem do valor total da carga, onde será pago apenas ao final da entrega.

Mas isso são apenas suposições.

Naves pequenas também vão precisar de segurança. Desde a Freelancer transportando uma carga por um setor perigoso, até mesmo uma mineradora exposta em um cinturão de asteroides.

Aliás, serão necessários ótimos pilotos para defender uma minerador, pois combater em um cinturão de asteroides não é para qualquer um.

Caçador de recompensas – Para nós, o crime compensa bastante

Bom, esta profissão é bem comum hoje em dia em jogos de temática espacial

Pirataria é algo que vem de muitos anos e está presente em qualquer game onde você trabalhe duro para conseguir recursos.

Então para lidar com os mal feitores, o game vai possuir um sistema de reputação do personagem.

Sendo assim, quanto mais perigoso ele for, maior será sua recompensa.

Esta vai ser a chance para players que curtem um bom PvP mostrem seu valor, em troca de uma boa quantidade de créditos.

Eu sei que para NPCs, caso você derrote um pirata famoso, isso vai acabar indo para o seu perfil, como sendo um grande conquista.

Não sei se isso se aplicará para pilotos humanos também.

Acredito que sim, mas só teremos certeza após o lançamento do jogo.

Pirataria – O seu trabalho é nossa recompensa

Por fim, não poderíamos deixar de lado a profissão que mais existe nos jogos hoje em dia.

Pirataria está presente em qualquer jogo que exista busca ou extração de recursos.

Pode ser The Division, GTA 5, Rust, Arc…

Em todos eles existem players só esperando para pegar os recursos que você teve tanto trabalho para conseguir, usando bem menos da metade do esforço.

E por Star Citizen permitir andar por dentro de uma nave, pirataria não vai ser um simples combate por recursos.

No game, será possível desabilitar os sistemas elétricos de uma nave, atracar nela, romper seus casco e invadi-la.

Isso abre um leque de opções muito grande para o universo.

Podemos ter personagens sequestrados, busca por itens específicos, naves abandonadas pelo espaço só esperando para serem encontradas, e até mesmo roubo de naves.

Outras profissões que poderão existir no universo do game

Como Star Citizen vai dar muita liberdade para os jogadores, é possível que existam variantes para estas profissões.

Por isso não tive como me aprofundar muito no assunto, e mesmo assim, o vídeo já ficou bem maior do que o esperado.

Não oficialmente falando agora, faltou ainda a profissão de espião, onde você poderá se infiltrar em clãs concorrentes para repassar informações como posicionamento, estratégia e muito mais.

Há ainda a possibilidade de resgatar pilotos que ejetaram, pois a seguradora paga recompensas para quem fizer o resgate.

Médico, Sucateiro, Mercenário, Piloto de corrida, membro de tripulação.

São muitas as opcões para se ganhar a vida.

De qualquer forma, este vídeo foi mais para passar um panorama geral de coisas que poderão ser feitas quando o game for lançado.

Com certeza é bem mais do que estamos acostumados a ver, claro… sempre sem citar nomes aqui.

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Bom galera, era isso.

O que acharam do vídeo?

Se ficou alguma dúvida, deixei seu comentário abaixo, que aquilo que eu não souber vou dar uma pesquisada.

Tranquilo.

Se curtiram o vídeo deixem aquele joinha.

E para mais conteúdo sobre Star Citizen, se inscrevam no meu canal.

Blz?

Um grande abraço a todos, e até mais!

About author
Giancarlo Rosa

Borgotchongo

Desenvolvedor WEB, ciclista, PCista (não sou fanboy, só acho que o PC é melhor que todas as outras plataformas), mas principalmente, aficionado por games, sou fundador do site JogandoAgora e também do GameIntro. Curto games com um bom enredo e também gosto de discutir (bater boca mesmo) com meus amigos sobre campanhas single player, e de vez em quando, ganhar algumas partidas multiplayer dos meus filhões, afinal de contas, humildade bem acima de tudo. Jogos preferidos: StarCraft 2, Xcom, Mass Effect, Gears of War, Battlefield.

Comments
  • Avatar God1

    1 de março de 2017

    Fala Borgotchongo, muito boa a matéria, mas será que não tem como você inserir o vídeo que você fala desse tópico nessa matéria também, sei que você já fez um vídeo no youtube dessa matéria, pois já assisti, por isso estou comentando, ficou muito bom o site, e a matéria.

    Abraço.

    Responder
    • Giancarlo Rosa

      Borgotchongo2

      1 de março de 2017

      Opa Avatar, blz? Na verdade, o Jogando Agora serve apenas como apoio para o canal. A ideia é ele jogar as pessoas para o vídeo no canal, justamente para aumentar as visualizações. Eu só não consegui colocar o botão de encaminhamento ainda. hehehehehehee. Mas vou colocar! Prometo! Grande abraço!

      Responder

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