A trágica morte do GAME OVER

A trágica morte do GAME OVER

1 views
0

Dizem que sabemos que estamos ficando velho quando começamos a nos lembrar com saudosismo do passado e falar a clássica frase antigamente no meu tempo não era assim! ”, claro que para muitos isso é obvio, uma vez que hoje já não é mais como antigamente (nada melhor do que uma boa dose de pleonasmo ). De qualquer forma acredito que este saudosismo vem me trazendo a algum tempo boas lembranças da época em que jogava meu maravilhoso Super Nintendo que ganhei dos meus pais, depois de trabalharem muito para conseguirem me proporcionar este entretenimento.

Como a maioria dos gamers, houveram dias em que troquei uma boa pelada (não entendam mal, quis dizer jogo de futebol de várzea) por uma tarde de fases vencidas. Sou da época de jogos como Nosferatu , Metal Warriors eDoomTroopers , possuíam um número de vidas bem escasso e Continues ainda mais raros, onde explorar todo o cenário em busca deles era imprescindível. Naquele tempo eu costumava iniciar o DoomTroopers no nível Brutal , com apenas 1 vida e 1 Continue , e conseguia terminá-lo com 9 vidas e 9 Continues . Lembro também que tantoNosferatu quanto Metal Warriors não possuíam Continues , onde morrer significava o fim tão temido, o GAME OVER .

Doom Troopers gameplay segundo mundo

Mas ninguém está livre da evolução, e que bom que a vida é assim. Já nesta mesma época começaram a vir os jogos com Saves e Passwords . Quem não se lembra do velho e bom Super Mário World , que para muitos é o melhor jogo da série, e sua antiga lenda das mais de 100 fases que muitos comentam mas ninguém pode provar (sim, isso é um desafio, e quem quiser provar pode nos encaminhar um email com o vídeo). Também não posso deixar de fora o grandioso BlackThorne , ao qual considero como o avô do Gears of War , por mostrar ainda naquela época, tiroteio com sistema de cover . Ele não possuia Saves em sua memória, mas tinha a possibilidade de inserir Password, que garantia progressão para as fases conquistadas.

BlackThorne final boss

E com a vinda do Playstation 1 (sim, muitos nem devem mais se lembrar dele) o Memory Card acabou ganhando uma ótima fama. Imagine só poder gravar as missões concluídas e continuar a jogatina em outro dia, ou garantir que nada de ruim aconteça e o faça voltar ao início.

Desde então tem sido assim, nunca mais ouvi falar do tão temido GAME OVER . Esta palavra que assombrou muitas gerações foi simplesmente substituída por um simples VOCÊ MORREU ”, ou muitas vezes nem isso, trazendo o jogador de volta ao último Auto Save .

Pac Man tela game over

Na história da evolução muitas coisas acabam desaparecendo para dar lugar a outras mais importantes, e por este motivo acho que nunca mais o veremos em ação. Com a indústria dos jogos nos inundando a cada dia com mais e mais novidades não há tempo para isso, afinal quem vai querer reiniciar seu game após perder todos seusContinues tendo uma fila de outros jogos para serem finalizados batendo a porta.

E também como foi comentado em uma matéria anterior, Os jogos na era dos gamers FROUXOS, a dificuldade de tais games pode fazer com que espante os jogadores, ameaçando os lucros da indústria dos games.

Mas será que isso não acaba tirando toda a emoção de uma campanha? Sem o medo de ter que reiniciar todo o game, muitos jogadores nem sabem o significado da frase VOCÊ MORREU ”, atribuindo este evento como uma coisa normal, sem maiores problemas, afinal de contas você pode continuar de onde parou. Costumo comparar jogos de video game com Pocker . Jogar apostando feijões não traz emoção alguma aos jogadores, pois sem nada a perder é fácil para qualquer um apostar tudo o que tem. Para os games é a mesma coisa, um jogador pode se aventurar sem medo algum, levando seu personagem a situações impossíveis e batalhas irracionais, sempre na tentativa e erro, pois ele sabe que se morrer terá o amparo do Save / Auto Save , podendo continuar exatamente de onde parou.

Ninja Gaiden tela de continue

Claro que nem tudo está perdido. Graças ao desenvolvimento Indie , muitos jogadores estão conseguindo se expressar utilizando MODs e mostrar o que são jogos de verdade. Um ótimo exemplo disso é DayZ onde morrer significa perder tudo. Na mesma onda, WarZ faz com que seu personagem fique inacessível por 24h (nada confirmado ainda), apesar de poder criar até 5 personagens em uma mesma conta. DarkSouls também parece assustar seus jogadores com tamanha dificuldade apresentada.

Ainda sim, não há mais o assustador GAME OVER !

DayZ capa

Tenho que admitir, não há mais esperanças para ele. A evolução veio e acabou tirando o emprego de mais um. Temos ótimas mecânicas de jogo, com sistemas revolucionários e histórias que são dignas de receberem um Oscar. E no meio de tantas estrelas, ele, o GAME OVER, acabou se tornando um vilão idoso que não consegue mais assustar ninguém, tendo que pedir sua aposentadoria e assistir a garotada do “VOCÊ MORREU ” jogar por horas seguidas sem saber o valor do verdadeiro desafio.

Por este motivo, não me resta mais nada a fazer a não ser me despedir.
Adeus GAME OVER , você era demais.


 

Nossa singela homenagem ao saudoso GAME OVER

About author
Giancarlo Rosa

Borgotchongo

Desenvolvedor WEB, ciclista, PCista (não sou fanboy, só acho que o PC é melhor que todas as outras plataformas), mas principalmente, aficionado por games, sou fundador do site JogandoAgora e também do GameIntro. Curto games com um bom enredo e também gosto de discutir (bater boca mesmo) com meus amigos sobre campanhas single player, e de vez em quando, ganhar algumas partidas multiplayer dos meus filhões, afinal de contas, humildade bem acima de tudo. Jogos preferidos: StarCraft 2, Xcom, Mass Effect, Gears of War, Battlefield.

Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *